Coifas, Cozinha, Decoração

Dicas para escolher a melhor coifa

como escolher a melhor coifa

Quais são os tipos de coifa e qual delas combina mais com sua cozinha? Na hora de projetor a sua nova cozinha é indispensável escolher a melhor coifa pra as suas necessidades. Existem vários fatores de alta importância que devem ser levados em conta na hora de decidir, então preparamos algumas dicas para você não errar na escolha da melhor coifa para sua cozinha ou área gourmet.

Como escolher a melhor coifa?

Para que serve uma coifa?

Basicamente a coifa serve para revigorar o ar do ambiente através da eliminação de partículas de gordura, odores e fumaça, que são resultantes do preparo de alimentos.

A coifa pode funcionar de duas maneiras: modo depurador ou modo exaustor.

Na função exaustor, que é a mais eficiente, pois o ar é sugado pelo aparelho, passa pelos filtros metálicos (que precisam somente de limpeza periódica) e é levado para o exterior através da tubulação da chaminé, saindo por uma abertura na parede ou teto.

A exaustão é mais eficiente e econômica, dessa forma o poder de vazão é maior e não utiliza filtros de carbono, mas é necessário configurar a saída de ar para o exterior da residência, esta abertura de saída de ar, precisa ter no mínimo 150mm de diâmetro.

No modo depurador o ar é sugado passa pelos filtros metálicos e de carbono (que elimina os odores) sendo devolvido ao ambiente em seguida. Filtros de carbono não precisam ser limpos, porém devem ser trocados periodicamente, cerca de 3 a 4 meses dependendo da intensidade de uso.

O que determina se uma coifa funcionará no modo exaustão ou depuração é a sua instalação.

Coifa ou depurador de ar?

Os depuradores de ar têm uma potência inferior em relação as coifas, sendo que o ar não chega a ser expelido para o exterior da coifa como a mesma faz no modo exaustão.

Depuradores são opções mais baratas, porém precisam de trocas constantes de filtro geralmente usado em cozinhas menores.

Coifa de parede, coifa de ilha e coifa decorativa.

A coifa de parede é aquela que é fixada na parede, acima do fogão, Cooktop, Rangetop ou churrasqueira.

Já a coifa de ilha é instalada no teto, em ambientes em que o fogão fica no meio da cozinha. Modelos desse tipo requer atenção a estrutura do teto, se o mesmo suportará o peso da coifa.

Coifas decorativas são aquelas que se parecem com um pequeno lustre ou com designs que se integram a decoração do ambiente, passando quase despercebidas. Geralmente usadas em projetos de cozinhas integradas a outros ambientes e possuem design arrojado e muita tecnologia.

Especificações a serem consideradas na hora de adquirir uma coifa.

Tamanho

Deve cobrir totalmente o fogão. Sendo a medida da largura do fogão igual ou maior do que a coifa. Os tamanhos mais comuns são: 60cm, 80cm, 90cm e 120cm.

Vazão

Vazão é capacidade que a coifa tem de sugar o ar e renová-lo, sem medido em metros cúbicos por hora (m³/h)

O cálculo para que a vazão mínima da coifa seja eficiente é: (Altura x largura x comprimento) da cozinha multiplicados por 10.

Por exemplo para uma cozinha com 2,30 m x 5 m x 6 m a vazão mínima da coifa terá que ser 690m³/h

Potência

É o que determina a força de sucção da coifa, está diretamente ligada ao desempenho do aparelho e é medido em watts.

Iluminação

As melhores opções são em LED, por terem maior durabilidade e economia. As lâmpadas da coifa podem ser utilizadas para auxiliar no preparo do alimento e dependendo do modelo podem dar um toque especial a decoração da cozinha ou área gourmet.

Instalação

O serviço de instalação é oferecido e cobrado à parte, sendo feita por um especialista que fará a mesma de acordo com as especificações do manual do fabricante.

 

 Agora você já sabe como escolher a melhor coifa para o seu lar, só resta decidir entre os modelos disponíveis e aquele que combina melhor com seu projeto arquitetônico.

Acesse e confira os modelos de coifas disponíveis

Não deixe de seguir nosso instagram e fique sempre por dentro das novidades e lançamentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *